Pesquisar este blog

"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor"
(Madre Teresa de Caucutá)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

AÇÃO MORADIA COMEMORA DOIS ANOS DE "MÚSICA E CIDADANIA PELA PAZ SOCIAL"


O projeto “Música e Cidadania pela Paz Social”, em parceira com a Polícia Militar, tem por finalidade diminuir a violência e proporcionar a crianças e adolescentes oportunidades que contribuam para uma melhor qualidade de vida, tendo a música como agente transformador. O fato de escolher um instrumento e tirar o som do mesmo, já é um grande desafio, e a persistência é o carro chefe. Estas ações por si só já contribuem para o enfrentamento dos desafios da vida em que é necessário fazer escolhas, conhecer os limites, ter esperança e acima de tudo persistência.

Há dois anos o projeto vem sendo desenvolvido e apresenta excelentes resultados. Atualmente há 70 participantes entre crianças e adolescentes, que compõem uma banda mirim, e um conjunto de flautas doce. No futuro espera-se formar multiplicadores da idéia para atuarem em outros bairros da cidade com a mesma parceria da Polícia Militar.
A polícia existe para combater o crime e esta parceria serve para fortalecer a proposta de combater a violência através da prevenção e com o apoio contínuo da comunidade.
As ações do projeto visa desenvolver as capacidades de diálogo e de trabalho em grupo. Na oficina de civismo e cidadania um dos pontos mais colocados para reflexão é o respeito. O projeto também tem a leitura como aliada e busca incentivar as crianças e adolescentes propondo estudos e pesquisas na biblioteca da instituição. Por se tratar de um bairro marginalizado devido ao alto índice de criminalidade e tráfego de drogas, a polícia nunca foi bem vista na comunidade, que a tinha como repressora. Agora esta visão é diferente e a comunidade tem a Polícia Militar como amiga. (Roberta Jannini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário